sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Será que Deus é um monstro moral?

Um filósofo e apologista cristão respondeu a ataques feitos por novos ateus como Richard Dawkins, que argumentam que o Deus do Antigo Testamento é um "monstro moral".

Novos ateus, e até alguns cristãos acusam Deus de limpeza étnica por comandar o assassinato dos cananeus, que aprova a poligamia, já que muitos heróis bíblicos do Antigo Testamento tiveram mais de uma esposa, e aprova a escravidão.
"Olhe para a Bíblia com mais atenção e você verá que não é isso o que está acontecendo no velho testamento", disse o Copan, um professor de Filosofia e Ética em Palm Beach Atlantic University, em West Palm Beach, na Flórida.
  O estudioso evangélico argumenta em seu livro que a morte dos cananeus não era um ato racista. Em vez disso, ele escreve, foi teologicamente e moralmente motivado por mandato divino para trazer a punição  para um povo cujas práticas religiosas envolviam incesto , bestialidade, adultério e outros atos desviantes.  Ele também faz referência a vários textos que mostram que a população cananéia estava longe de ser aniquilada.
  Sobre a questão da poligamia ele diz que a lei mosaica proibiu a poligamia. Ele afirma que Deus "coloca-se com" algumas coisas que são inferiores, enquanto  move as pessoas para o ideal moral.
"Deus faz Adão e Eva e os dois serão uma só carne", disse o Copan, na entrevista com o apresentador Michael Patton.
  "O ideal é uma só carne ao longo da vida, a união monogâmica entre marido e mulher.
  "O próprio Deus deu modelos de sua aliança de amor para seu povo por meio de expressá-la na união ideal da fidelidade conjugal entre marido e mulher, sem concorrência externa."
  Ele também citou escritores bíblicos que dizem que a poligamia foi permitida porque a monogamia teria sido difícil de aplicar, durante esse tempo.
Sem uma compreensão adequada do contexto, de acordo com o Copan, muitos críticos caem frequentemente nessa falácia.
  "Só porque algo é feito em Israel  não quer dizer que, por conseguinte,  há permissão divina de Deus para que isso seja realizado. . Só porque algo é descrito, não significa que está sendo prescrito bem ", disse ele.
  Será que Deus é um monstro moral aborda outras questões sobre  Deus, incluindo o ciúme de Deus, punições severas, as leis kosher, e se a religião se faz com a violência.
  Copan disse que escreveu o livro depois de ouvir um monte de argumentos falaciosos dos autores de best-sellers, como Dawkins, Christopher Hitchens, Sam Harris e Daniel Dennett.  Estes autores tendem a atrair o público com "farpas emocional" em vez de substância filosófica e intelectual, disse ele.
O objetivo final do livro é mostrar "como Deus está pavimentando o caminho para o redentor da humanidade, Jesus Cristo, o Messias, aquele que está para vir a trazer para o cumprimento de todas as coisas no Velho Testamento", disse o Copan.
  "Espero que este livro vai apontar as pessoas para Jesus Cristo, que realmente coloca todas essas coisas em perspectiva adequada."
  Copan é presidente da Sociedade Evangélica Filosófica e autor de nove livros de outros, incluindo Quando Deus vai à Starbucks: Um Guia para Everyday apologética.
Fonte:  http://www.christiantoday.com/

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS:

Gostou? Compartilhe com seus amigos. E para receber as atualizações do Blog, com textos como esse, cadastre gratuitamente agora seu Email. Sempre que novos textos forem publicados você receberá em seu Email um aviso. Muito obrigado pelo apoio.

Delivered by FeedBurner

---------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado pela participação no Blog. Jesus te abençoe.
Você pode comentar usando o Facebook no campo acima, ou comentar usando uma conta do Google aqui :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...