quarta-feira, 14 de março de 2012

Os Garotos Perdidos do Sudão do sul e a Fé no "Fim do Mundo"


Wendi Dwyer (Relações Públicas do "Garotos Perdidos Reconstruindo o Sul do Sudão)


O "Fim do Mundo" não é uma data, é um lugar. Eu sei porque um vôo da ONU me deixou lá há cerca de um mês atrás. É no Norte de Bahr El Ghazal no sul do Sudão.
Estou certa de que há lugares no mundo menos equipados para sustentar a vida, mas não muitos. Para a maioria dos cidadãos não há água potável, sem eletricidade, sem sistema de esgoto, sem acesso à ajuda médica, não escapam do calor implacável e uma fonte de alimentação inadequada.
Os poucos recursos que existem estão acabando e a população aumenta diariamente. Isto é devido à chegada de pessoas que fogem dos ataques na região disputada entre Sudão e o novo Sudão do Sul.
Apesar de tudo isto ninguém parecia em pânico. Na verdade havia um ar de esperança e dignidade que não corresponde as circunstâncias, eu estava observando.

 Esta esperança é provavelmente o que me levou para lá, em primeiro lugar. Eu experimentei pela primeira vez há sete anos quando recebemos a Família Wandi em nossa casa. Eles eram refugiados do sul do Sudão. O Wandis não tinham  eletricidade, chuveiros, banheiros.
Os Wandis chegaram no aeroporto de O'Hare, com nada mais do que as roupas em suas costas. Seus dois filhos, Bill Clinton Wandi, 6, e Nelson Mandela Wandi, 4, estavam se equilibrando sobre sapatos que eram maiores que seus pés. Descobriu-se que estavam descalços e alguém colocou estes sapatos doados em seus pés para que eles pudessem embarcar no avião na África.
No jantar, uma noite meu filho mais velho perguntou a Bulus Wandi, o pai, por que tinham vindo para a América. Bulus tomou um grande fôlego, parou por um momento e depois começou a nos contar sobre o dia em que os homens armados chegaram a cavalo para sua aldeia. Ele tinha cerca de 8 anos de idade na época. Ele não tinha idéia de quem mandou esses homens, mas esses homens disseram aos aldeões cristãos que teriam de seguir os caminhos do Islã ou teriam dificuldade na aldeia

Seu irmão, que tinha 14 anos, falou: "Não temos medo de você! Nosso Deus vai nos salvar!"
Então Bulus nos contou como os homens envolveram o seu irmão em alguma coisa, penduraram em uma árvore e colocaram fogo nele. E então Bulus triunfalmente anunciou: "E Deus o salvou!" Meu filho perguntou: "Ele viveu?" E Bulus disse em plena confiança: "Não, Deus o salvou."
Sua fé no amor de Deus e na promessa do céu foi inabalável. Mesmo que seu irmão foi brutalmente assassinado diante de seus olhos, ele não duvidou da presença de Deus . Sua visão do evento foi estranho para nós, e isso nos fez questionar a profundidade da nossa fé. Era a nossa fé em um Deus que nos ama e nos ajuda, mesmo nas circunstâncias mais horríveis da terra?
Ao longo dos anos ouvi histórias de fé como estas de muitos amigos sul-sudaneses. Ao contrário de mim eles viram  Deus claramente em circunstâncias difíceis. Eu não sabia que eles estavam ajudando a fortalecer a minha fé até que eu fui diagnosticado com retinite pigmentosa, que é uma doença ocular incurável que continua a diminuir a minha visão. Eu não tenho mais visão suficiente para conduzir e muitas coisas que eu costumava fazer estão se tornando mais difícil.
Eu sou uma artista. Minha visão é essencial, como é para todos nós. Se você tivesse me dito há cinco anos que eu estava ficando cego, eu teria entrado em pânico, e provavelmente,com raiva de Deus. Tem sido difícil, como a minha visão continua a piorar, mas surpreendentemente eu tenho paz.
Desde 2006 eu ajudo um grupo de garotos perdidos a contarem suas histórias e arrecadarem fundos para ajudar a educar os alunos do sul sudanês. Até o momento a nossa organização,Lost Boys Rebuilding Southern Sudan (Garotos Perdidos reconstruindo o Sul do Sudão) , fez apresentações em mais de 60 universidades e escolas secundárias, incluindo a Universidade de Chicago. Mensagens de The Lost Boys "-" nunca desistir "," se ajudando mutuamente" e " sei que você nunca estará longe de Deus "-  até ajudaram a prisioneiros na véspera de Natal. Agora, ele está ministrando para mim.

 Agradeço a Deus por trazer esse grupo dedicado e fiel de jovens na minha vida. Em meados de 1980, os Meninos Perdidos tinham de  5 a12 anos de idade quando eles fugiram os ataques dos Janjaweed em suas aldeias. Suas casas foram queimadas, muitos de seus pais assassinados e suas mães e irmãs eram muitas vezes levadas como escravas. As pessoas que atacaram as aldeias eram apoiadas pelo governo sudanês muçulmano de Cartum, que estavam tentando acabar com as pessoas não muçulmanas do sul do Sudão para que eles pudessem ter o controle da terra e os recursos, como o petróleo. The Lost Boys andaram mais de mil quilômetros para  a segurança na Etiópia. Os rapazes trabalharam duro para manter-se mutuamente encorajados e vivo durante esta longa jornada. Mais de 27.000 meninos alcançaram a Etiópia, e ainda muitos morreram pelo caminho.
Ao longo dos anos minha família tem ajudado muitos Garotos perdidos a se candidatar a empregos, economizar dinheiro por ficar com a gente a curto prazo, comemorar feriados e se adaptar à vida na América. Mas acima de tudo nós nos comprometemos a vinda ao lado deles para ajudar a trazer a educação para o Sul do Sudão. A educação é necessária para trazer a paz e estabilidade.
Nós poderíamos nunca ter imaginado quão abençoados seríamos por essas relações. Quando eu compartilhei o meu diagnóstico com os Garotos Perdidos ,eles imediatamente me disseram para nunca desistir, eles iriam me ajudar ao longo dos dias e que Deus vai mostrar-se poderosamente através desse problema.
Eles me ajudaram muito e até me  incentivou a viajar para o Norte de Bahr El Ghazal com eles para fazer os preparativos para a abertura de nossa nova escola.
Isso me leva de volta para o "Fim do Mundo". Como eu estava me sentindo vulnerável lá no Norte Bahr El Ghazal, sem qualquer das coisas que me fazem sentir seguro na América, comecei a me perguntar sobre minha fé. A minha fé está em Deus ou é realmente a medicina, o sistema legal, as minhas contas bancárias e todas as outras instituições que me fazem sentir protegida?
Lembrei-me de minha amiga, Rachel, perguntando-me porque eu estava preocupado por ter que viajar para sua terra natal, Sul do Sudão. Minha lista de preocupações parecia irrelevante para ela. Ela respondeu à minha longa lista com "Você sabe que Deus estará com você lá, também. Ele protege você agora, Ele não vai deixar você quando você deixar a América." A força em suas palavras quase derreteu a minha lista no ar.
Se a minha confiança está em Deus, como é para muitos dos Cristãos sudaneses do Sul  e aqueles que eu conheci no Norte Bahr El Ghazal, então eu olharei para Deus com confiança e expectativa, esperançosa em qualquer circunstância. Agora eu entendo a esperança e a dignidade que me confundiu quando cheguei. É o resultado da fé incondicional.
Northern Bahr El Ghazal não é realmente o "Fim do Mundo". No entanto, o Sudão do Sul precisa de ajuda para se levantando das cinzas após 50 anos de opressão e 30 anos de guerra sob o controle do Sudão, ao norte. Mais de 3 milhões de sul-sudanês perderam suas vidas, enquanto lutaram pela independência. Por favor, manifestar seu apoio do Sudão do Sul para os seus senadores e deputados federais. Encorajo-vos a voluntariar e doar para organizações que trabalhemm para trazer poços, escolas, abastecimento de alimentos e ajuda médica para esta nova frágil nação.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS:

Gostou? Compartilhe com seus amigos. E para receber as atualizações do Blog, com textos como esse, cadastre gratuitamente agora seu Email. Sempre que novos textos forem publicados você receberá em seu Email um aviso. Muito obrigado pelo apoio.

Delivered by FeedBurner

---------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado pela participação no Blog. Jesus te abençoe.
Você pode comentar usando o Facebook no campo acima, ou comentar usando uma conta do Google aqui :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...