domingo, 18 de março de 2012

"Tudo o que a Cruz Vermelha fala é sobre Dinheiro"


Eu nunca vi ninguém queixar-se de que a Cruz Vermelha fala demais sobre o dinheiro. No entanto, se você receber qualquer e-mail deles é sempre em algum momento lhe pedindo para doar. De fato, se você olhar para ele cada pedaço de e-mail de uma instituição de caridade, será pedindo dinheiro. Porque é que ninguém reclama que a única vez que a Cruz Vermelha entra em contato através de email, é para pedir dinheiro?
Em parte, uma das razões é que estamos de acordo com o que a Cruz Vermelha está fazendo. Apoiamos a sua missão e achamos certo que eles peçam dinheiro. Ninguém se queixa de que a maioria dos emails são sobre o dinheiro. Nós entendemos que, para fazer o que fazem eles precisam de dinheiro.
 A igreja é criticada quando fala sobre dinheiro. Há um mito, que é predominante, de que tudo o que uma igreja nunca fala é sobre dinheiro.
O fato é que a igreja não fala sobre dinheiro o suficiente! Estudo após estudo mostrou que as igrejas não falam muito sobre o dinheiro em tudo. No entanto, como em muitas coisas, os americanos não querem ser confundidos pelos fatos. Para muitas pessoas um sermão ,em um único domingo do ano sobre dinheiro ja é muito! Por que isso? Por um lado o dinheiro é o deus do nosso tempo e nós simplesmente não gostamos de participar com ele.
Sim, mas por que então está certo para a Cruz Vermelha  falar muito sobre dinheiro e a igreja é criticada se falar de dinheiro ? Aqui estão algumas razões que eu acho que a igreja precisa considerar:
  
Nós estamos deixando  o mundo definir a agenda, quando deveria ser a igreja que deveria definir a agenda. Em política tudo é questão de percepção. Os políticos trabalham duro para definir a agenda na mente dos eleitores do que  é benéfico para o político. Quer queiramos ou não, nós não definimos a agenda ou a conversa de uma forma positiva. O resultado é que muitas vezes pedimos desculpas ao pedir doações ao invés de simplesmente compartilhar a importância da doação. A igreja precisa definir a conversa e não se retirar dela.
 
Não conseguimos contar uma história convincente. Quem construiu a maioria dos hospitais na América? Os  Cristãos! Quando a crise atinge todo o mundo quem são os primeiros a responder? Os Cristãos!  A igreja faz muitas coisas boas na sociedade e raramente fala sobre essa história . Se você olhar para qualquer informação da Cruz Vermelha verá que é  sobre  contar a sua história. As pessoas doam a uma história convincente! Faça a sua história atraente e as pessoas vão doar para ela.
 
Como a Igreja pode mudar a conversa sobre o dinheiro? Eu acho que nós precisamos redefinir a conversa e a seguir são algumas idéias-chave para esse fim:
 
Não se trata de dinheiro, é sobre missões. A Igreja está na missão de levar a Boa Nova de Jesus a um mundo perdido e agonizante. Missões começa no estacionamento da igreja e vai a todo o mundo. Quando uma crise como o terremoto no Haiti aconteceu a igreja foi a primeira a aparecer pra ajudar, porque a Igreja já estava lá fazendo missões graças aos cristãos que deram dinheiro em suas igrejas locais. Quando eu dou dinheiro a minha igreja, eu estou dando para missões!

 Não se trata de dinheiro, é sobre o ministério. Quem visita você quando você está no hospital? Não é o seu deputado,ou vereador! Quem aconselha você quando você tem uma crise? Não é aquele médico famoso da TV . Doações para uma igreja permitem que a igreja possa fazer isso. Esse ministério afeta as pessoas localmente, mas também impacta a mim. Minhas doações são devolvidas para mim através dos ministérios da Igreja, que me ajudam quando eu preciso, estou no hospital por exemplo.
E o maravilhoso é que os ministérios da Igreja ajudam as pessoas, mesmo se elas fizeram uma doação ou não. Eu não consigo entrar no meu plano de saúde sem pagar minhas dívidas, mas ninguém na igreja fecha as portas para pessoas que não pagaram suas dívidas. Quando eu dou a minha igreja, eu estou dando para o ministério.
 
Não se trata de dinheiro, é sobre a obediência. Quem é que se queixa quando a igreja fala sobre dinheiro? Pessoas perdidas carnais. Pessoas que não têm a obediência ao chamado de Jesus ficam reclamando. Verdadeiros discípulos cristãos entendem que doar é uma parte de ser um crente. É uma questão de obediência. Quando eu dou a minha igreja, eu estou sendo obediente ao chamado de Jesus.
A Cruz Vermelha nunca se desculpa por pedir doações. No entanto, ouvi inúmeros sermões sobre dinehiro e doações começando com o ministro pedindo desculpas para falar sobre o tema.
Se realmente acreditamos que o que estamos fazendo é obra de Deus, então por que nós hesitamos em perguntar os cristãos se eles podem doar? Vamos parar de se desculpar por pedir dinheiro para missões. E hora de dar ao assunto  sobre a doação  uma nova luz e contexto. Fale sobre os programas de ajuda que a sua igreja faz e veja a diferença.
 
 Mark Brooks

Ps do Blog: E claro que o autor fala das igrejas sérias e não das igrejas que pregam a teologia da prosperidade. Muitas igrejas honestas tem medo de falar sobre dinheiro e serem confundidas com essas Igrejas que pregam essa teologia errada da prosperidade. 




COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS:

Gostou? Compartilhe com seus amigos. E para receber as atualizações do Blog, com textos como esse, cadastre gratuitamente agora seu Email. Sempre que novos textos forem publicados você receberá em seu Email um aviso. Muito obrigado pelo apoio.

Delivered by FeedBurner

---------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado pela participação no Blog. Jesus te abençoe.
Você pode comentar usando o Facebook no campo acima, ou comentar usando uma conta do Google aqui :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...