terça-feira, 15 de maio de 2012

Jesus era um fundamentalista?

Quando eu estava nos meus 20 e poucos anos, um professor da Bíblia  fez uma pergunta retórica que continua a assombrar-me até hoje: "Se Jesus fosse a sua única fonte de informação sobre com o que o cristianismo deve se parecer, como você viveria sua vida? "
Essa pergunta me trouxe um monte de problemas ao longo dos anos.
Considere as três coisas que imediatamente vêm à mente.
1. Jesus pregou a não-violência.
2. Jesus curava as pessoas.
3. Jesus desafiou os fundamentalistas religiosos de sua época.
Pegue qualquer uma dessas três declarações,e declare que os seguidores de Jesus devem fazer a mesma coisa hoje, e alguém vai ficar chateado.
Pregação da não-violência pode fazer  você ganhar elogios em certos círculos, mas há um número igual de pessoas que vão te odiar por isso. E quem em sã consciência iria querer tentar realizar um ministério que gira em torno de milagres e curas? Com exceção das pessoas que assistem TBN[Rede de Tv Cristã dos EUA], todo mundo despreza os pastores que fazem cultos de "curas e Milagres" - pelo menos aqui na América.
É raro encontrarmos uma pessoa que encarna os valores da pregação da não-violência e cura pela fé ao mesmo tempo, mas a contradição real parece ser entre a fé na cura e o fundamentalismo religioso deafiador, porque o tipo de certeza que ele tem para dizer a um homem aleijado "Levanta-te e anda" não faz com que ele desafie o fundamentalismo religioso.
No entanto, é exatamente isso que Jesus fez.
Tome esta história, por exemplo:
"Quando Jesus estava prestes a ser recebido em cima (no céu), ele partiu para Jerusalém, ligado e determinado a chegar lá. Então, ele enviou alguns mensageiros diante de si, e os mensageiros entraram num povoado samaritano para deixar as coisas prontas para ele. Mas os samaritanos não recebem Jesus, porque Jesus estava a caminho de Jerusalém. E quando seus discípulos, Tiago e João, viram o que os samaritanos tinham feito, eles disseram a Jesus: "Senhor, gostaria que mandemos descer fogo do céu e os consuma, como Elias também fez? " Mas Jesus voltou-se para eles e os repreendeu, dizendo: "Você não sabe que tipo de espírito sois. O Filho do Homem não veio para destruir a vida das pessoas. Ele veio para salvá-los!" (Lucas 9:51-56, reformulada a partir da versão King James)
Judeus e samaritanos não se gostavam  nos dias de Jesus. Judeus diziam que o lugar apropriado para adorar era em Jerusalém. Samaritanos discordavam. É por isso que eles não estavam pulando de alegria com a oportunidade de receber um rabino judeu em seu caminho para Jerusalém. Os samaritanos tinham o seu próprio pensamento fundamentalista, que dizia que se você não adorar no lugar santo certo , você não pode ser um verdadeiro mensageiro de Deus.
Então, eles rejeitaram Jesus.
Então há Tiago e João. Não eram apenas os samaritanos as pessoas erradas (strike one), e da religião errada (strike Two), eles tinham também rejeitados Jesus (big strike three). Tiago e João sabiam que rejeitar Jesus era um grande erro, então eles devem ter pensado que Jesus sentiu a mesma coisa sobre os samaritanos como eles sentiram, caso contrário, por que eles imagariam que Jesus poderia querer fazer descer fogo do céu e incinerá-los?
E observe a maneira como eles perguntam, "Você quer que mandemos descer fogo do céu .... como Elias também fez?"
Na Bíblia que eles liam - o que hoje os Judeus chamam de Escrituras Hebraicas, e que os cristãos chamam de Velho Testamento - Elias realmente fez descer fogo do céu para consumir os seus inimigos. (Para os curiosos, a história é encontrado em 2 Reis capítulo 1). Mas os discípulos,estavam tomando a história literalmente, ou seja, eles acreditavam que a história poderia ser aplicada a eles no seu dia da mesma forma que se aplicava a outro povo em outro tempo e lugar.
Jesus disse: "Você não sabe que tipo de espírito sois."
Vemos muitas rejeições nesta história. Os samaritanos rejeitaram Jesus porque ele adorava no lugar santo "errado". Os discípulos rejeitaram os samaritanos, porque eles rejeitaram Jesus. E Jesus rejeitou o modo como seus discípulos usaram a Bíblia para sustentar a sua rejeição dos samaritanos.
Os discípulos leram a Bíblia com precisão, mas com o espírito errado. Como Jesus disse, "O Filho do homem não veio para destruir a vida das pessoas, mas para salvá-las."  
É possível ler a Bíblia com precisão, mas com o espírito de errado?
Como as pessoas podem fazer isso hoje?

 Aaron Taylor

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS:

Gostou? Compartilhe com seus amigos. E para receber as atualizações do Blog, com textos como esse, cadastre gratuitamente agora seu Email. Sempre que novos textos forem publicados você receberá em seu Email um aviso. Muito obrigado pelo apoio.

Delivered by FeedBurner

---------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado pela participação no Blog. Jesus te abençoe.
Você pode comentar usando o Facebook no campo acima, ou comentar usando uma conta do Google aqui :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...