segunda-feira, 7 de maio de 2012

Regras criam uma religião tóxica

Sempre que eu estou gostando de uma grande conversa com alguém que acabei de conhecer e eles perguntam o que eu faço para viver, estou ocasionalmente tentado a mentir. Em um vôo recente, sentei-me ao lado  de um homem de negócios chamado Steve cujo comportamento mudou instantaneamente quando ele descobriu que eu sou um pastor. Defensivamente, ele exclamou: "Bem, eu não sou religioso!" Eu balancei a cabeça e disse: "Não há problema", e tentei retornar à conversa sobre nossos aplicativos favoritos.
No entanto, a minha resposta não deve ter sido convincente, porque ele repetiu e disparou um tiro de aviso adicional no caso de eu ter perdido o primeiro: ". Eu não sou religioso, e eu não suporto as pessoas religiosas" Olhei para ele por um momento e disse: "Nós temos muito em comum, então. Eu não sou religioso e eu não suporto as pessoas religiosas também!"
O cristianismo não foi a intenção de ser uma religião, mas sim um relacionamento com Deus. No entanto, a partir do momento em que Jesus andou na terra, as pessoas tentaram adicionar regras para o relacionamento.
Na verdade, o apóstolo Paulo enfrentou um grupo conhecido como os judaizantes que diziam que um homem não deveria apenas crer em Jesus, mas ele também deveria ser circuncidado para estar bem com Deus.  
Paulo disse: "Evidentemente, algumas pessoas estão jogando você na confusão e querem perverter o evangelho de Cristo" (Gal. 1:6-7). A palavra grega traduzida como perverso é mestastrepho e significa corromper, distorcer  envenenar. Mesmo com motivos certos, as pessoas tomam a pureza do evangelho e a poluem com a religião.
Toda vez que você tropeçar em uma religião tóxica, você provavelmente verá dois problemas venenosos. Em primeiro lugar, a religião irá levá-lo a concentrar-se na aparência exterior, em vez do interior. Religião requer um caminho de comportamento orientados para agradar a Deus. As pessoas religiosas,são muitas vezes bem-intencionadas, mas focam em uma transformação externa em vez de uma transformação interior. Religião é o nosso esforço para fechar a lacuna entre seres humanos pecadores e um Deus santo. Infelizmente, ela reduz a beleza do Evangelho a uma lista de fazer e não fazer. Regras tentam regular a religião.

Não somente a religião se concentra nas aparências, em vez do interior, mas também essa ênfase na aparência externa produz um orgulho interno. Pessoas religiosas acreditam que seu comportamento e crenças estão certos e todo mundo está errado. É como um pedaço de comida que se estraga - não só é desagradável , mas exala um cheiro nocivo também.
Não é de admirar que muitos não-cristãos não podem permanecer cristãos. Para começar, o nosso orgulho espiritual, muitas vezes torna impossível para nós nos entendermos uns com os outros.  
Por que deveríamos ser melhor com mais alguém? Alguns cristãos religiosos estão tão convencidos de que seu modo de fazer igreja é a única maneira correta,que eles são contra qualquer outro estilo ou filosofia. Ao fazer isso, eles se tonam pessoas azedas, hipócritas .  
Por que pessoas sem Cristo iriam querem aderir a um grupo triste, cínico, de pessoas religiosas?
  Religiões tóxicas tentam adicionar regras, regulamentos e requisitos para o dom gratuito que Deus oferece-nos através do relacionamento com o seu Filho. A religião é Cristo e nada mais. Na Galácia, alguns pensaram que era Cristo mais circuncisão. Em nosso mundo, pode ser Cristo mais membros da igreja. Ou Cristo mais dízimo. Ou Cristo mais  doutrina ou teologia.  
Mas o evangelho é Cristo, nada mais. O trabalho final de Cristo na cruz é tudo que precisamos.
Felizmente, Jesus não veio para nos tornar religiosos. Ele nos trouxe a boa notícia de sua vida eterna, uma relação com o Deus vivo. A religião é sobre mim. Relacionamento é a respeito de Jesus. A religião é o que eu faço. Relacionamento é sobre o que Jesus fez. A religião diz: "Se eu obedecer a Deus, Ele vai me amar." Relacionamento diz: "Porque Deus me ama, eu posso obedecer."
  A religião acredita que temos que fazer coisas boas para conseguir a aprovação de Deus. Relacionamento diz que devemos fazer coisas boas, porque Deus já nos aprovou através de Cristo!
Não há nada mais que precisamos fazer. Nada.

Craig Groeschel (Fundador e pastor sênior, LifeChurch.tv)

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS:

Gostou? Compartilhe com seus amigos. E para receber as atualizações do Blog, com textos como esse, cadastre gratuitamente agora seu Email. Sempre que novos textos forem publicados você receberá em seu Email um aviso. Muito obrigado pelo apoio.

Delivered by FeedBurner

---------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado pela participação no Blog. Jesus te abençoe.
Você pode comentar usando o Facebook no campo acima, ou comentar usando uma conta do Google aqui :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...