segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Você dá 10% da sua renda para igreja? Membros começam a questionar o ensino do Dízimo


Wes Prang é um cristão devoto que tem praticado tudo para sua fé. Apesar de viver com apenas 339 dólares por mês, Prang tem muitas vezes dado dinheiro para sua igreja. Ele fez isso porque ele foi informado de que faria dele um "bom cristão".
E quase arruinou sua vida.
"Eu não tenho um trabalho, eu fui diagnosticado como deficiente e eu estava desempregado", disse ele. "Eu tinha uma renda mensal de US $ 339 por mês, mas eu dava o dízimo e eu continuei a dar o dízimo,mesmo quando meu aluguel subiu, mas meu rendimento não."
Dízimo - que literalmente significa "um décimo" - é uma prática em que membros das igrejas dão 10 por cento do seu rendimento líquido para suas igrejas, independentemente da situação financeira. Um conceito do Antigo Testamento, o dízimo servia como um imposto no antigo Israel.
Hoje, os cristãos dão uma média de 2,43 por cento de sua renda. Os evangélicos estão entre os mais generosos, doando uma média de quatro por cento. Os cristãos conservadores, como batistas, também são mais propensos a entregar o dízimo que os católicos.

Estatísticas dos Estados Unidos e no Canadá sugerem que apenas uma pequena minoria de cristãos dão os 10 por cento completo.Para aqueles que o fazem, a pressão para dar, combinada com a incapacidade de pagar o valor total, levou a uma crise de fé e sentimentos de culpa e vergonha para alguns.Outros dizem que se sentem como "maus cristãos" se não darem o dízimo.
Enquanto alguns argumentam a importância do dízimo na vida cristã, outros tem dúvidas. Tanto o impacto econômico do dízimo e da exploração dos fiéis para obter ganhos pessoais e financeiros por líderes de " mega-igrejas "têm alimentado sentimentos  anti-dízimos, segundo pessoas entrevistadas para esta reportagem.
Prang, um americano de Olympia, Washington, tinha sido um membro de sua igreja batista conservadora desde que ele tinha cinco anos de idade. Ele começou o dízimo em seus 20 anos porque seu pastor enfatizou que o dízimo todos os domingos, era essencial para a salvação.
"Eu ouvi 'Dê' até doer!" mais de uma vez. "
Ele disse que os membros em sua igreja foram explicitamente instruído a pagar o dízimo, mesmo se não pudessem pagar.
Rev. Cheryle Hanna Yorkminster, da Igreja Batista  falou contra igrejas corruptas ,que envergonham seus membros.
"Isso é terrível e ridículo. Isso é legalista, que está controlando e não é de Deus ", disse ela.
"Isso não seria coerente com o ensinamento sobre generosidade, fidelidade e de alegre doação."
Ela disse que o dízimo, não deve ser dado se o membro se sente "amargo" ou "irritado" com isso.
"O dízimo é uma maneira de ser muito prático em nossa expressão de colocar Deus em primeiro lugar", disse Hanna. "Eu ouvi um homem dizer uma vez:" Bem ,eu dou ao  garçom de 15 por cento, como posso dar a Deus menos? "
Na maioria das igrejas, o dízimo é uma prática voluntária, embora ainda seja fortemente encorajada.
Para alguns cristãos devotos, doar para a igreja deve ser algo automático, pois a Bíblia instrui seguidores a "obedecer a Deus" e trazer "os dízimos à casa do tesouro."
"O dízimo é obrigatório, se estamos em recessão ou não - isso não importa", disse Angela Tang, uma episcopal anglicana de uma família missionária. "Eu acredito que eu deveria dar 10 por cento de volta para Deus, porque tudo que tenho veio dele mesmo.
"Acredito que o dízimo deve ser observado porque a Bíblia diz isso."
Meagan Gillmore,  da Igreja  Batista de Brantford, Ontário,dá o dízimo regularmente, embora sua principal fonte de renda é a de Apoio à Invalidez que  recebe por ser legalmente cego.
"A Escritura nos diz para sermos obedientes - Jesus Cristo é muito claro sobre isso quando disse:" Se você me ama,  você vai fazer o que eu digo. "
Gillmore admitiu que há "um monte de coisas", ela não pode pagar por causa do dízimo, mas que ela está disciplinando-se a tornar um hábito ao longo da vida. Como muitos cristãos, Gillmore faz sacrifícios para ser capaz de pagar o dízimo.
"É preciso ser generoso, porque Deus lhe deu algo que não pertence apenas a você.Você precisa dar o dízimo. "


Wes Prang, que também vive com deficiência, viveu uma crise de fé depois de obedecer a lei do dízimo por muitos anos.
"Peguei o ônibus em todos os lugares [e] eu usava roupas doadas porque eu não podia comprá-las", disse ele. "Depois de pagar o dízimo, aluguel, serviços públicos e de tarifas de ônibus , eu tinha menos de US $ 40 a viver para o mês inteiro, mas eu ainda dizimava."
Prang disse que foi informado de que se ele dizimasse "fielmente", Deus iria transformar suas finanças . Ele foi instruído a fazer do dízimo a sua prioridade financeira, a fim de ser considerado "justo" o suficiente para sua vida melhorar.
"Eu dizimava, mas eu não tive quaisquer bênçãos financeiras", disse ele."Eu não parei de receber assistência do governo. Eu não consegui um emprego, um carro, ou melhor apartamento. "Foi Prang descobrir que seu pastor  era dono de 50 casas que a sua crise de fé começou.
"Eu percebi que ele ganha mais numa semana do que eu ganho em um ano inteiro - Como eu ia dar o dízimo para ele?"
Apenas cerca de quatro por cento dos norte-americanos realmente dão o dízimo , abaixo dos sete por cento no ano anterior. No Canadá, a Agência da Receita canadense descobriu que, de 2009 a 2010, as doações religiosas caíram para US $ 4 bilhões.
Russell Kelly, um teólogo de 67 anos de idade, aposentado, tem um site popular contra o dízimo . Ele é um evangélico conservador, Batista , mas tornou-se opositor ao dízimo depois que seu pai foi demitido de seu emprego de professor de escola dominical por não pagar os 10 por cento completo.
"Espero que a depressão econômica leve as pessoas a pensarem", disse ele. "Se você receber um salário e você não puder comprar seus mantimentos ou seus medicamentos, ou pagar a sua habitação, e ... sua igreja diz:" Oh, você tem que nos dar os primeiros 10 por cento "-. Isso não é bíblico
Kelly e outros promovem a "oferta sacrificial", onde os cristãos dão em proporção à sua renda.
"Dez por cento pode não significar nada para alguém que é muito rico, mas vai significar muito para uma pessoa sem emprego. A pessoa que tem mais deve dar mais. "
Hanna também salientou que é "absolutamente aceitável" para dizimar menos de 10 por cento em alguns casos, especialmente se a pessoa está em dívida.
"O importante não é a quantidade, mas a fidelidade. Deus não se preocupa com a quantidade. "
Para Prang, que ainda é um cristão devoto, a sua fé o levou a sua decisão final sobre a questão do dízimo.
"Eu parei com o dízimo, porque eu finalmente estudei a Bíblia e pedi a Deus ... "o que isso significa", disse ele. "Eu comecei a ir a Deus, porque seguindo os ensinamentos do pastor  e deixando ele me dizer o que Deus quer, não estava conseguindo ir em qualquer lugar."
Rachel Phan

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS:

Gostou? Compartilhe com seus amigos. E para receber as atualizações do Blog, com textos como esse, cadastre gratuitamente agora seu Email. Sempre que novos textos forem publicados você receberá em seu Email um aviso. Muito obrigado pelo apoio.

Delivered by FeedBurner

---------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado pela participação no Blog. Jesus te abençoe.
Você pode comentar usando o Facebook no campo acima, ou comentar usando uma conta do Google aqui :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...