domingo, 14 de outubro de 2012

Pastores e músicos são aliados ou rivais?


(RNS) Eileen Guenther, o presidente nacional da Associação Americana de Organistas, revela os bastidores dos músicos na igreja  em seu novo livro, "rivais ou uma equipe:? Pastores-Músicos: relações no século XXI"
Guenther, um professor associado de música de igreja em Wesley Washington Theological Seminary e  ex- organista na Igreja Metodista Unida, conversou com a Religion News Service sobre suas conclusões e conselhos. 
Você intitulou seu livro de "Rivais ou uma equipe?" Qual  é a melhor descrição da maioria dos relacionamentos entre músicos e Pastores?
 Eu diria que rivais é a descrição mais apropriada, mas a equipe é a nossa aspiração.
 Por que é tão difícil para os músicos e pastores viverem sem rivalidades ?
 Parte do problema é a falta de compreensão dos papéis. Parte do que é o controle.Cada um de nós é usado para  estar no controle em nossa área, mas às vezes se os papéis não forem esclarecidos,  os problemas de controle tornam-se simplesmente inevitáveis.  "OK, quem é que vai escolher o hino?" Essa é uma das questões realmente grandes.
 Quem deve escolher os hinos?
Isso deve ser feito de forma colaborativa. Uma colaboração entre os músicos  com o Pastor. Temos dois cultos na nossa igreja e ambos são  planejados em equipe, com  equipes de cinco a 10 pessoas cada. Se a liturgia é o trabalho de pessoas em equipe, então o planejamento da liturgia não precisa de ser feito no escritório de alguém sozinho com a sua xícara de café.
 Você diz que o futuro da igreja pode muito bem estar em jogo se os pastores e os músicos não aprenderem a se entenderem melhor. Será que é realmente terrível?
Eu acho que é. Em geral, os líderes da igreja passam por um momento muito difícil nos dias de hoje. E o papel da música na adoração é muito importante - 40 a 60 por cento de um culto é composto pela música- mas as pessoas podem dizer quando as coisas não estão indo bem entre os membros da equipe.
Eu acho que tudo tem que ser feito de forma deliberada, com a colegialidade e espiritualidade e uma visão do que nós somos,  para que as pessoas continuem a frequentar a igreja. As pessoas podem também participar de um sermão muito bom e uma música não muito boa ou vice-versa. Mas o que realmente constrói o sucesso é quando as pessoas estão a trabalhar em conjunto e a palavra cantada e a palavra falada estão em parceria.
 Seu livro é composto com depoimentos de músicos  " com nome não revelado" para preservar a identidade, que falaram de coisas inesperadas ou abuso verbal. Que história você achou mais emocionante?
 Dois deles, na verdade, coloquei os seus nomes  Ted Gustin (agora em Alexandria, Va.) encontrou  o seu trabalho  a partir do site da igreja. E Robert Young (agora em Salisbury, Maryland) falou sobre um pastor que, quando havia um ponto de discórdia, ele colocou o dedo no rosto de Robert e disse: "Se você não obedecer, eu vou fazer com você o que eu faço com minha esposa. "
Não foi um "nome não revelado" que realmente foi para aconselhamento e foi diagnosticado com algo como pós-traumático.
Muitos músicos  disseram que tinham grandes relacionamentos - às vezes de longas décadas - em uma ou muitas igrejas. Qual é o segredo?
 Eu acho que, provavelmente, é o respeito mútuo , quando você respeita uns aos outros, você trabalha junto, você conversa, você se preocupa com o outro, você aprecia o trabalho dos outros. 
Devem os ministros de música serem membros das igrejas que lhes pagam?
 Eu acho que é melhor não. Eu não acho que é impossível, mas pode atrapalhar um pouco a questão do limite, em termos de emprego. Eu nunca me juntei para a igreja. Eu tenho sido um membro associado, mas não um membro de pleno direito onde eu trabalho. 
 O que acontece quando um pastor sai e o músico fica?
Em algumas denominações, os pastores mudam com bastante frequência. As vezes a igreja teve um músico e vários pastores . Esse é o tipo de parte do problema, porque os músicos  conhecem as pessoas. Mas, então, isso pode ser uma ameaça para  um pastor inseguro "você estava lá primeiro. E será  que eles vão me amar tanto quanto eles te amam?"
Adelle M. Banks ( Religion News Service )

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS:

Gostou? Compartilhe com seus amigos. E para receber as atualizações do Blog, com textos como esse, cadastre gratuitamente agora seu Email. Sempre que novos textos forem publicados você receberá em seu Email um aviso. Muito obrigado pelo apoio.

Delivered by FeedBurner

---------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado pela participação no Blog. Jesus te abençoe.
Você pode comentar usando o Facebook no campo acima, ou comentar usando uma conta do Google aqui :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...