quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Viver a "Oração de São Francisco" com toda a criação

Provavelmente, não há santo mais reverenciado e conhecido em toda a história cristã que São Francisco de Assis. Os cristãos de hoje, e muitos não-cristãos, celebram a vida e o legado deste homem medieval italiano que é conhecido no mundo inteiro pela sua vida exemplar de santidade e de modelo de vida pacífica que ele deixa para nós, quase 800 anos após sua morte. 

Assim como ele continua a ser uma figura popular em muitas culturas e tradições religiosas, provavelmente não há oração cristã mais popular (talvez com a exceção previsível de a "Oração do Senhor") do que a que leva o nome deste Santo de Assis: "A Oração de São Francisco ". 

Senhor: Fazei de mim um instrumento de vossa Paz.

Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!
Ó Mestre,
fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado e
é morrendo, que se vive para a vida eterna!
Amém


Muitas pessoas ficam chocadas ao saber que a oração mais associada com São Francisco não foi escrita por ele. De fato, a oração chamada "Oração de São Francisco"  acredita-se ter apenas cerca de 100 anos, uma oração criativa e sincera escrita por um anônimo francês. Com o tempo esta oração anônima elaborada tornou-se ligada ao espírito do frade do século 13, cujo esforço para acompanhar mais de perto o Evangelho de Jesus Cristo levou a uma renovação da Igreja em muitos níveis. 

Finalmente, eu não acho que isso importe muito, que São Francisco não seja diretamente responsável por esta oração, porque, apesar de que São Francisco na verdade nunca disse ou escreveu estas palavras em particular, ele viveu a oração com toda a sua vida. E quando nós olhamos alguns dos escritos autênticos que temos do Poverello (o "homem pobre" de Assis), vemos os valores, idéias e espiritualidade da tradição franciscana refletido nesta oração, que agora é um clássico. 

A escrita mais conhecida de São Francisco é, provavelmente, o Cântico das Criaturas, em que o Santo de Assis louva a Deus poeticamente  e através de vários elementos da ordem criada. O discernimento espiritual fundamental do Cântico é que cada aspecto da criação de Deus dá glória e louvor a Deus. O Sol louva a Deus por dar a luz do mundo, o vento louva a Deus, trazendo todo tipo de clima e a Terra louva a Deus, sustentando-nos através da produção de frutas, flores e ervas. 

Toda a criação de Deus perfeitamente louva a Deus porque cada elemento faz o que se pretendia fazer. 

Perto do fim do Cântico São Francisco finalmente introduz pessoas humanas. Ele escreve: 


Louvado sejas, meu Senhor, por aqueles que perdoam por teu amor, 
e suportam enfermidades e tribulações. 
Bem-aventurados os que sustentam a paz, 
por ti, Altíssimo, eles serão coroados.


Os seres humanos dão louvor a Deus - eles vivem mais autenticamente como eles foram criados para ser - por meio de amar um ao outro em meio a tempos difíceis, e por serem pacificadores que buscam a reconciliação. Assim como o Sol é mais genuinamente  quando fornecendo luz e calor, as mulheres e os homens são mais verdadeiramente  quando amam, perdoam e fazem a paz. 

Neste sentido, a chamada "Oração de São Francisco" reflete o espírito e as perspectivas do homem por quem é nomeado. A oração é uma petição a Deus para que possamos viver de acordo com a verdadeira forma de ser-no-mundo que Deus quer para a família humana. Para ser mais autenticamente humano é ser um instrumento de paz, ou, para colocá-lo no sentido das linhas após a oração de um, que semeia: o amor, o perdão, a fé, a esperança, luz e alegria em nosso mundo. 

Se a primeira parte da "Oração de São Francisco" nos lembra de quem devemos nos esforçar, e  pedir a Deus para nos ajudar a viver essa identidade, a segunda parte da oração é um lembrete do que não ser. Em uma palavra: egoísta. 

Não há nada de errado em querer ser compreendido, desejar ser amado, ou buscando o perdão daqueles que magoou. Mas viver segundo o exemplo de São Francisco, cuja vida foi modelada sobre a vida de Jesus Cristo, significa colocar os outros em primeiro lugar e cuidar do resto da criação de uma forma que reflete a nossa interdependência e relacionamento familiar. É uma chamada para se lembrar de quem realmente somos aos olhos de Deus, ver que os outros são da mesma perspectiva, e agir de uma forma adequada a nossa identidade como seres humanos. 

São Francisco escreveu certa vez para seus confrades: "Todas as criaturas debaixo do céu servem, sabem, e obedecem a seu Criador, cada um segundo a sua própria natureza, melhor do que você" . Ao contrário do Sol ou do vento ou da água, você e eu temos a capacidade de escolher viver de acordo com os nossos verdadeiros eus, ou ignorá-lo, para louvar a Deus por nossas palavras e atos, ou não, e reconhecer o nosso lugar na família de criação, ou fingir que estão acima e para além dele. 

A "Oração de São Francisco" nos oferece  a chance de fazer uma pausa, orar e refletir sobre quem somos e do que é que somos criados para fazer. 

Em  honra do grande pacificador, amante de toda a criação, e ícone da santidade de Assis, pode a oração  nos mostrar uma maneira de viver hoje como  São Francisco viveu no mundo. 

Pois é em viver como autênticos seres humanos totalmente vivos que nos tornamos instrumentos da paz de Deus e, como São Francisco, toda a nossa vida pode se tornar uma oração.


Daniel P. Horan, OFM

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS:

Gostou? Compartilhe com seus amigos. E para receber as atualizações do Blog, com textos como esse, cadastre gratuitamente agora seu Email. Sempre que novos textos forem publicados você receberá em seu Email um aviso. Muito obrigado pelo apoio.

Delivered by FeedBurner

---------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado pela participação no Blog. Jesus te abençoe.
Você pode comentar usando o Facebook no campo acima, ou comentar usando uma conta do Google aqui :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...