segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

9 Estereótipos de Pastores: Para você, o seu pastor é qual?



Se as pessoas descobrem você é um pastor, que suposições  eles têm sobre você e seu ministério? O que as pessoas em sua igreja e comunidade esperam de você como um pastor? Muitas pessoas querem um determinado tipo de pastor:


Pastor ideal.

Talvez o estereótipo mais óbvio  é o pastor ideal,o super-pastor, onipresente  que vive apenas na ficção e na nostalgia.

Médico.

Muitas pessoas pensam em igrejas como hospitais e pastores como médicos.
Assim, eles esperam que você possa ajuda a pessoa ficar melhor quando não está se sentindo bem espiritualmente. Eles podem até estar disposto a "pagar" por seus serviços . Mas eles não têm expectativa de que o seu trabalho envolve ajudá-los a entrar no "negócio de cura", como ministros leigos de Cristo.
Eles querem perícia, entregues de forma eficaz, com um resultado imediato, mas não a obrigação permanente ou relacionamento.


Psicólogo.

Na cultura de hoje hiper-terapêutica, muitas pessoas esperam que os pastores sejam terapeutas, embora uma versão menos dispendiosa.
Eles querem dizer  seus problemas de modo que você possa cavar em suas psiques e ajudá-los a sentir ou funcionar melhor.Muitos seminários e denominações parecem ter comprado a este modelo, até certo ponto,  imbuindo treinamento pastoral com uma parte substancial de experiências de aprendizagem terapêuticas.
Por exemplo, na minha denominação, os estagiários pastorais são incentivados para completar Educação Pastoral Clínica, geralmente como capelães hospitalares. Eles não são obrigados a completar um estágio em uma empresa, de modo a aprender a ser líderes eficazes ou administradores da igreja.


Professor.

Considerando que algumas pessoas esperam que você seja seu terapeuta, outros querem que você seja seu professor. Eles querem que você possa instruí-los em verdades espirituais e para conectar essas verdades para suas vidas diárias.
Como a nossa cultura deriva cada vez mais longe de qualquer noção de verdade além dos sentimentos subjetivos, menos pessoas querem o seu pastor para ser seu professor. Mas, ao mesmo tempo, um segmento forte da população tem um desejo ainda maior de serem ensinados.
Isso é verdade mesmo e especialmente entre os jovens. Se você prestar atenção a alguns dos pastores que são mais populares entre os da "geração X ou geração Y", você verá que eles tendem a ser os professores, muitas vezes em um modo muito autoritário.
Considerando minha geração (Boomers) querem sermões teologicamente Light , o povo da próxima geração, se não forem vendidos para o pós-modernismo, querem mais substância teológica.


Amigo.

Muitas pessoas olham para os pastores como amigos profissionais. O seu papel é ser legal com as pessoas, para sair com eles, rir com eles e estar lá com eles em momentos difíceis.
Uma das partes mais incontroláveis ​​de pastorado da Igreja Presbiteriana Irvine era lidar com todas as pessoas que me convidaram para jantar ou para a festa de aniversário de sua filha. Eu gostava de fazer isso, mas nunca poderia cumprir as esperanças e os convites de todos. Acabei decepcionando muita gente, porque eu não era um bom amigo o suficiente.
Uma vez, um líder de igreja, influente, veio me dizer que ele estava deixando a igreja porque ele estava infeliz comigo como seu pastor.  Quando perguntei o que eu não tinha feito o que ele queria que eu havia feito, ele simplesmente respondeu: "Você nunca me enviou um cartão de aniversário,Eu queria que meu pastor soubesse a data de meu aniversário e me enviasse um cartão
Em poucas palavras, ela queria que eu fosse seu amigo. Eu falhei naquele papel.



Faz-Tudo.


Um Faz-tudo é uma boa pessoa para ter por perto quando você precisar de um. Um Faz-tudo está sempre de plantão para consertar as coisas quebradas.

Ele (ou ela) tem uma vasta gama de conhecimentos, embora não um monte de profundidade. Ele tem as ferramentas e a experiência para fazer as coisas funcionarem novamente. Muitas pessoas vêem o pastor como um faz-tudo espiritual / relacional / emocional.
Tenho um problema com seu filho adolescente?Chame o pastor.
Casamento com dificuldades? Chame o pastor.
Sentindo-se infeliz com o seu trabalho? Chame o pastor.
Lutando com a dúvida? Chame o pastor. O pastor pode corrigi-lo.
 Ele se sente ainda melhor para ajudar as pessoas a ficarem melhores. As pessoas vão amar e gostar de você se você for um pastor faz-tudo.


Mago.

Não, eu não estou pensando nos ilusionistas que cortam pessoas ao meio e retiram coelhos de cartolas.Pelo contrário, eu estou imaginando um real, embora ficcional, assistentes como Gandalf ou Dumbledore.
Estas pessoas têm poderes especiais para fazer todo tipo de coisas incríveis. Algumas pessoas pensam que os pastores são dessa maneira.
Eles pensam que nós temos uma linha mais direta a Deus por causa da nossa posição. Eles acreditam que podemos exercer nossos poderes espirituais à vontade.
Uma vez um homem em minha congregação estava falando comigo sobre um serviço memorial que eu estava para se apresentar para um membro de sua família.Ele disse: "Então, depois de seu sermão, você pode acenar as mãos e fazer coisas mágicas que você faz que as pessoas possam se sentir melhor." Normalmente, eu não ouvi esse tipo de coisa tão cruamente.
Mas muitas pessoas pensavam de mim como mais do que um trabalhador braçal. Eu era mágico de Deus.


CEO.

Algumas pessoas em sua igreja esperam que você seja um CEO, especialmente se você é o pastor de uma igreja de tamanho médio ou maior. Eles vão querer que você forneça uma liderança visionária e uma gestão eficaz para que a igreja pode crescer de maneiras mensuráveis ​​(edifícios, orçamentos, corpos).
Ou, pelo menos isso é o que eles dizem.
Se você realmente começar a exercer liderança transformadora, as probabilidades são que você pode acabar na rua.
Houve um tempo em que alguns dos membros mais antigos em minha igreja estavam descontentes com a minha liderança pastoral. Eles se sentiam bem sobre a minha pregação e ensino. Eles não tinham nenhum problema com a minha visão, aconselhamento pastoral ou ética pessoal. Mas eles não estavam felizes com o que percebiam ser a minha falta de gestão da minha equipe.


Um dos membros da equipe, um empresário muito bem sucedido e gerente, me ensinou sobre a minha necessidade de estar mais disponível para minha equipe. "Eu sempre tenho a minha porta aberta", ele aconselhou.
"Eu gosto dessa idéia," eu disse, "mas há um problema aqui. Que gastar um pouco de tempo no meu escritório de aconselhamento com pessoas sobre assuntos que necessitam de uma porta fechada. Além disso, eu tenho que preparar um sermão excelente cada semana, e isso leva tempo de estudo. nem sempre consigo deixar a minha porta aberta. "
Ele não estava convencido, porque ele queria que eu funcionasse como um CEO, ou pelo menos um gerente de linha eficaz.


Pai.

Eu deixei esse modelo para o último tanto porque é comum e porque é tão extremamente problemático.
Muitas pessoas em sua congregação vão olhar para você como um pai. Isto é especialmente verdadeiro se você está perto da idade de seus pais. Mas também pode ser verdade, se você está perto da idade de seus filhos. Pastores são visto com uma aura dos pais.
Um ano depois que eu cheguei, em minha igreja, um homem veio para se encontrar comigo. Ele disse que, basicamente, "Quando você chegou, eu não queria que você fosse meu pastor. Percebi que, antes de você aparecer, eu sempre tive pastores mais velhos e eu pensava neles como figuras paternas. Porque  que o meu relacionamento com meu pai era uma bagunça. Mas você é mais jovem do que eu. Como você poderia ser meu pai? eu estive lutando para deixá-lo ser tanto meu irmão em Cristo e meu pastor. " Abertura deste homem levou a uma conversa produtiva e um longo relacionamento em que eu servi no papel de irmão / pastor.
Às vezes, as pessoas projetam suas "coisas" de seus pais para pastores e não é bonito.
Durante meus primeiros anos na minha igreja, uma grande líder no ministério de nossas mulheres persistiu em escrever-me cartas desagradáveis ​​que não criticavam apenas o que eu fiz, mas também as minhas motivações. Ela estava convencida de que eu estava usando a igreja como um trampolim para a maior glória e logo iria abandoná-la e o resto da congregação.
À medida que se reuniram para falar sobre a sua infelicidade comigo, eu perguntei sobre sua família. Acontece (nenhuma surpresa) que seu pai abandonou ela e sua mãe. Ela estava projetando sua experiência com seu pai para mim. (Esta história tem um final feliz. Esta mulher e eu nos tornamos bons amigos e parceiros. Ela acabou saindo da igreja vários anos antes de mim.)
Conclusão
Há maneiras em que os pastores são, de fato, como pastores ideais, médicos, psicólogos, professores, amigos, trabalhadores manuais, mágicos, CEOs e pais. No entanto, eu acredito que as pessoas que igualam pastores com um ou mais destes papéis inevitavelmente lutam com o que os pastores  realmente são e o que realmente estão destinados a fazer.
Por agora, eu simplesmente quero que você esteja ciente dos modelos culturais que são relevantes em sua situação. Quando os membros de sua igreja e aqueles em sua comunidade pensam sobre o seu papel, a quem eles comparam você?

Mark D. Roberts:  Diretor Sênior da Scholar-in-Residence for Laity Lodge um retiro e ministério de renovação no Texas.


COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS:

Gostou? Compartilhe com seus amigos. E para receber as atualizações do Blog, com textos como esse, cadastre gratuitamente agora seu Email. Sempre que novos textos forem publicados você receberá em seu Email um aviso. Muito obrigado pelo apoio.

Delivered by FeedBurner

---------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado pela participação no Blog. Jesus te abençoe.
Você pode comentar usando o Facebook no campo acima, ou comentar usando uma conta do Google aqui :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...